quinta-feira, 31 de dezembro de 2009


Desejamos a todos, um Feliz Ano Novo!
Que o início de uma nova década amplie ainda mais as possibilidades de um mundo melhor em todos os aspectos. E naqueles que a nós do Movimento Ambiental nos cabe cuidar, vigiar e preservar, que é o meio ambiente e a cultura, as penas previstas por esse processo predatório dos nossos recursos naturais em que vive toda a humanidade, os ricos por ganância e os pobres por necessidade, sejam suportáveis e sobrevivamos.
Que nossos filhos e netos, possam o que não foi possível a nós: voltar aos córregos onde se aprendeu a nadar e atravessa-los com água bem mais acima da marca dos joelhos. Que, ao final da próxima década as montanhas que nos cercam ainda estejam lá, regando nossos mananciais e rios além de encher-nos a vista com os belos horizontes que ainda nos restam. Pois assim, ainda se ouvirá o canto dos pássaros e nos guiaremos no tempo pelos ciclos naturais das estações e das chuvas. Perpetuaremos nossa existência através de gerações e gerações alimentadas pelos frutos da terra lavrada e cultivada na regular incidência da luz solar, das águas e do ar.
Que ainda nos reste o que comprar para nos alimentar com o dinheiro que se está gerando na destruição de nossas serras, vales e rios em nome do “progresso” e do emprego temporário, esse que dura só enquanto houver demanda do mercado internacional.
Para começar bem a nova década, a você e aos seus, desejamos já para 2010 muita, muita felicidade mesmo!

domingo, 27 de dezembro de 2009



Bom, amigos, companheiros e seguidores do Movimento em Defesa da Serra Rola Moça;


iniciaremos uma nova fase na abordagem de comunicaçao através deste blog.


Vamos tentar fazer um acompanhamento e compartilhar aqui, de




maneira mais direta aos interessados em preservar este importante patrimônio, os passos do movimento criado para a sua preservaçao.



Já contamos com o apóio de entidades de defesa do meio ambiente do Estado como MACACA - Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté (macacaete.blogspot.com), com uma longa história em defesa da Serra da Piedade; do Ministério Público Estadual; , Movimento Fé e Política local; Comissao Pastoral da Terra; estamos inseridos também no Movimento pelas Serras e Águas de Minas, uma ampla rede de entidades com atuaçao em vários municípios como Caeté, Raposos, Nova Lima, Conceiçao do Mato dentro, Moeda, Diamantina, etc.

É um bom momento para o engajamento já que temos para 2010 muito por caminhar e fazer.

Em geral:


- Acompanhar as Obras Emergenciais que se estáo realizando na antiga Mina Casa Branca (em destaque na foto), por ordem do Ministério Público em "recuperaçao" que cabe ao empreededor responsáviel (AGV) e que a sociedade civil deve acompanhar por ser aquele um património público;

- Fazer aumentar a conciência ecológica na regiao para o reconhecimento público e coletivo da importância da Serra do Rola Moça;

- Fazer melhor acompanhamento dos passos da AGV/MMX em seu intento de reativar a Mina Casa Branca em total desreipeito aos limites do Parque Estadual Serra do Rola Moça e aos mananciais de Água da COPASA Mutuca, Barreiro e Catarina.


Portanto, nao fique parado, junte-se a nós e seja também um protagonista da história de preservaçao desse importante bem comum. Outras iniciativas para nosso fortalecimento estáo a caminho e seráo anunciadas no momento oportuno.

Os contatos por email podem ser feitos dirigidos á Coordenaçao através do seguinte endereço eletrônico:


serrarolamoca@yahoo.com.br






-

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Uma história dá conta de um casal que logo após a cerimônia de casamento, cruzou a Serra de volta para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. Nessa lenda, imortalizada por Mário de Andrade em um poema, o marido, desesperado, esporou seu cavalo ribanceira abaixo. Desde então "a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou".
A Serra do Rola Moça abriga o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e é uma das mais importantes áreas verdes do Estado. Está situada na região metropolitana de Belo Horizonte, seu parque é o terceiro maior em área urbana do país e nele estão alguns dos mananciais que abastecem a capital mineira.